Por Valmir Sarmento

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem… João 4:23

Os que procuram algo assim o fazem por não saber onde se encontra o objeto que se deseja. Esse princípio lógico não poderia ser aplicado à realidade de Deus por conta de seus atributos. No entanto, de acordo com a afirmação de Jesus, o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Por que Deus, sendo onisciente, procura os verdadeiros adoradores? Será que o Eterno não sabe onde eles se encontram? Estaria Jesus ensinando contra a onisciência de Deus?
Houve uma outra ocasião na qual as Escrituras contam que Deus procurou pelo homem: no Éden. O homem se escondeu entre as árvores do jardim, após a sua queda.
Nessas duas situações, Deus procura o homem não porque não soubesse onde encontrá-lo. Ele o busca pelo mesmo motivo do Éden: o pecado. O pecado separa o homem de Deus. Deus, portanto, procura o homem não por desconhecer onde este se encontra, mas por este viver fugindo e se escondendo do Altíssimo, por vergonha do seu pecado. Jesus, dessa forma, nos ensina que esta procura do Pai não fere seus atributos divinos.
Aquela mulher que conversava com o Messias em João 4, semelhantemente a Adão, estava se escondendo atrás da teologia, quando perguntou-lhe qual o lugar correto para adorar a Deus. Jesus lhe viu o interior. Ele a retirou de seu esconderijo para um lugar de revelação. Ali, ela poderia ser livre para adorar ao Senhor. E o Pai a encontraria.
É o caso de inúmeras pessoas que se escondem atrás de diversas barreiras. A música poderia ser uma delas. O chamado “ministério de louvor” talvez seja um lugar propício para esconder pessoas que pensam estar agradando a Deus, que parecem estar bem no seu relacionamento com o Senhor, mas que estão escondendo as vergonhas de suas vidas. O importante da chamada adoração não é se a pessoa está dentro ou fora do ministério de louvor, ou mesmo se sabe cantar, tocar ou dançar. Deus vê mais além. O que importa para Ele é que os que os homens o adorem em espírito e em verdade. E isso é mais que ter uma intenção correta, é amar ao Senhor e obedecer seus mandamentos.

About these ads